Fauna e Flora dos Desertos

Diversos tipos de plantas e animais conseguem sobreviver na aridez dos desertos.

Vida nos Desertos

Nessas regiões, as mais secas da Terra, a taxa de precipitação de chuvas é inferior de 100 mm por ano. Os animais do deserto são adaptados a essa situação. Os camelos, por exemplo, são capazes de suportar muito tempo sem beber água, por armazena p liquido junto com a gordura do corpo.

Outros animais extraem toda água de que precisam das plantas e presas de que se alimentam. As plantas, como árvore baobá, possuem raízes profundas que recolhem água do subsolo.

Problemas adicionais da vida no deserto são a variação extrema de temperatura do dia para a noite e a falta de abrigos. Os mamíferos que vivem nesses ambientes são cobertos por pelagem espessa, que os ajuda a manter a temperatura do corpo.  Muitos escavam tocas no solo. No deserto, os animais esconde-se durante o dia e só caçam à noite.

Animais Encontrados no Deserto

Águia

A Aquila rapax é uma águia típica do deserto. Sua visão penetrante lhe permite identificar a presa de uma altura de centenas de metros. Um mergulho fulminante e a refeição está garantida.

Cobra-de-Capelo

Caçadora de pequenos mamíferos e répteis, a cobra-de-capelo paralisa suas presas com uma picada venenosa. Ao sentir-se ameaçada, eleva a cabeça e expande as costelas superiores, abrindo o “capelo”. Isso faz sua cabeça parecer maior espantando o inimigo.

Ouriço-orelhudo

As grandes orelhas desse ouriço dissipam o excesso de calor de seu corpo. Os espinhos protegem-no de predadores. Ele fica na toca durante o dia e sai à noite para caçar insetos e vermes.

Tatu-Rosa

Com apenas 15 cm de comprimento, o tatu-rosa vive nos desertos sul-americanos. À noite ele sai do seu túnel para se alimentar de vermes.

  • Ligeirinho
  • Antílope do Deserto
  • Gazela-de-Dorcas

Plantas

Cacto

Em seus caules carnudos, os cactos armazenam água. os espinhos protegem-nos de animais herbívoros.

Tamareira

Essa espécie de palmeira africana alimenta pessoas e animais com seus frutos (tâmaras). As fibras do tronco são usadas para fabricar tapetes e cordas. As folhas servem como cobertura para casas.

Fotos de Desertos

Fauna e Flora dos Desertos (Foto:Divulgação)

Fauna e Flora dos Desertos (Foto:Divulgação)

Fauna e Flora dos Desertos (Foto:Divulgação)

Fonte: Editora Globo